f y i

Tipos de cabelos, você sabe quais são e como cuidar deles?

Não é novidade que existem diversos tipos de cabelo, contudo, o que muitos não sabem é que cada um deles precisa de cuidados específicos para que fiquem bonitos e tenham seu formato natural valorizado.

Os principais tipos existentes são: liso (totalmente reto e escorrido), ondulado (com leves curvas), cacheados (o formato dos fios é enrolado e dá voltas) e crespo (quando os cachos são muito finos ou quase indefinidos).

No entanto, dentre essas 4 classificações, ainda existem outras que auxiliam a definir melhor o cabelo de cada pessoa. Já identificou o formato dos seus fios? Continue acompanhando a leitura para descobrir como cuidar deles!

Tipo de corte adequado

Apesar do que muitos acreditam, não existe um corte adequado para cada classificação de fio. Os cabelos cacheados podem ser curtos ou longos, repicados ou não, e a mesma coisa acontece com o restante. Na verdade, a melhor maneira de escolher um corte é analisar o formato do seu rosto para que o cabelo funcione como uma moldura e favoreça sua beleza.

Produtos mais indicados

Na hora de escolher as linhas ideais para você, sempre opte por aquelas que são indicadas para o formato dos seus fios, como as próprias para cabelos cacheados. Além disso, sempre escolha marcas de qualidade, com componentes hidratantes, mas tenha em mente o seu tipo do cabelo: misto, seco ou oleoso.

Como secar cada tipo de cabelo

A maneira como secamos o cabelo faz toda a diferença no resultado obtido. Quem tem os fios lisos e ondulados pode obter um efeito legal com o uso de secadores. Mas lembre-se de optar por temperaturas mornas ou frias.

Para quem tem cabelo crespo ou cacheado, é mais interessante retirar o excesso de água com o auxílio de um pano mais liso e de algodão, uma vez que as toalhas comuns podem contribuir para que os cachos não fiquem como desejado. Após isso, deixe-os secar naturalmente.

Cuidados no momento da finalização

Essa é uma etapa bastante importante para garantir um bom resultado até o próximo dia de lavagem. Além disso, a finalização correta é crucial para que os fios fiquem bonitos, macios e com seus formatos naturais mais definidos.

As madeixas lisas merecem a aplicação de produtos mais leves, como um leave-in com proteção térmica, caso você tenha o costume de utilizar chapinha e secador. Ademais, o reparador de pontas é ótimo para que os fios fiquem alinhados e brilhosos.

Já no caso de cabelos cacheados e crespos, o ideal é realizar a fitagem. Essa técnica consiste em aplicar creme de pentear no cabelo úmido, amassando as mechas de baixo para cima para que os cachos fiquem definidos. Aplicar um reparador de pontas com óleos vegetais também é interessante para deixar os fios mais macios.

O que evitar

Qualquer pessoa, independentemente da classificação do cabelo, deve evitar o uso excessivo de secadores, uma vez que o calor pode ressecar as madeixas e causar o indesejado frizz. Além disso, evite lavar os fios diariamente, para que não fiquem fragilizados e secos.

Sendo assim, os tipos de cabelo influenciam alguns cuidados do dia a dia. Contudo, é preciso também estar atento a outros aspectos, como formato do rosto, grossura dos fios, textura etc. Só dessa forma é possível garantir que as madeixas fiquem saudáveis, sedosas e definidas.

Gostou de conhecer as classificações de cabelos e seus cuidados? Qual formato é o seu? Quais precauções você está acostumado a adotar? Compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário no post!


Autor: Bothânico Hair
Data da postagem: 18/12/2018
Tags: , ,


Notícias Relacionadas

Você sabe qual
produto usar?

Descubra sua
linha ideal

Cadastre e fique por dentro das nossas novidades