f y i

Saúde dos fios: como identificar os sinais de cabelos fracos?

Você cuida dos seus cabelos com todo o carinho e atenção para que fiquem sempre bonitos e hidratados, mas mesmo assim sente que nada dá jeito na opacidade e elasticidade que tanto incomodam? Saiba que isso pode ser o principal sintoma de cabelos fracos.

Nossos fios conseguem esboçar vários sinais de enfraquecimento e danos externos. Portanto, é muito importante conhecer um pouco mais a respeito disso e saber identificar que algo não vai bem para, então, aplicar os tratamentos mais adequados.

Quer saber como fazer isso? Então, não deixe de acompanhar este artigo!

Perda da elasticidade

O primeiro sinal de que o cabelo está fragilizado é a perda da elasticidade, que é medida pela capacidade dos fios de esticarem e voltarem ao normal. Para medir esse nível, basta pegar fios de diferentes partes da cabeça (já que a estrutura muda um pouco dependendo de que área eles se encontram), e esticá-los enquanto estiverem molhados.

Caso estiquem e voltem ao seu tamanho normal logo depois, estão saudáveis. Se isso não acontecer ou até mesmo se eles quebrarem, significa que estão fracos e necessitam de cuidados especiais.

Facilidade com que se partem

A facilidade com que os fios se partem também pode ser um sinal de cabelos fracos e danificados. Afinal, um fio desprotegido e sem elasticidade tende a se partir no momento da escovação ou simplesmente pelo contato das mãos ou de outro instrumento que crie fricção.

As cutículas desordenadas perdem sua capacidade de se ligar, o que deixa o córtex desprotegido e torna os fios quebradiços. Em casos mais graves, as madeixas podem até mesmo esfarelar, próximo à raiz ou ao longo do comprimento.

Uma das principais causas desses problemas são os tratamentos químicos (colorações, alisamentos e relaxamentos) feitos sem os cuidados necessários para mantê-los sempre saudáveis, apesar das agressões.

Por isso, antes de aplicar qualquer química, é muito importante fazer o teste de mecha. Dessa maneira, será possível saber se o cabelo está forte o suficiente para suportar a agressão causada pelo procedimento, e evitar problemas futuros.

Ressecamento

Quando os cabelos estão fracos, as escamas ficam mais desalinhadas e se quebram. Isso faz com que os fios não consigam reter água o suficiente e percam toda a sua hidratação natural, tornando-se secos e ásperos. Ambientes muito secos e o uso excessivo de secadores e chapinhas podem acabar piorando o problema.

Nível de porosidade

O nível de porosidade consegue medir o quanto os cabelos são capazes de absorver nutrientes e ativos condicionantes. A medição da porosidade pode ser feita com um teste caseiro muito simples, que consiste em pegar alguns fios que ficarem na escova ou pente e colocá-los em um copo d’água.

Se boiarem, estão pouco porosos e precisam ser hidratados. Se afundarem, estão muito porosos e requerem outro tipo de cuidado, como reconstrução por meio de máscaras e óleos.

Falta de brilho

Outro fator que demonstra a saúde capilar (ou a falta dela) é o brilho dos fios, principalmente nos cabelos pretos. Se a cutícula estiver em boas condições e suas escamas perfeitamente alinhadas, refletirão a luz e o fio brilhará lindamente. 

Porém, se elas se encontrarem fracas e danificadas, a sua superfície estará mais áspera e não refletirá a luz de maneira regular. Isso deixará as madeixas totalmente opacas e sem vida.

Para combater esse problema de uma vez por todas e manter os fios sempre fortes e saudáveis, preste atenção aos fatores que denunciam os cabelos fracos e utilize boas máscaras de tratamento. Assim, os resultados serão mais duradouros e suas madeixas ficarão ainda mais lindas. Não perca mais tempo!

E aí, gostou de conhecer os principais sinais de alerta emitidos pelos cabelos fracos? Tem alguma dúvida sobre esse assunto ou gostaria de adquirir algum produto para o tratamento dos seus fios? Então, entre em contato conosco agora mesmo!


Autor: Bothânico Hair
Data da postagem: 13/08/2018
Tags: , , , ,


Notícias Relacionadas

Você sabe qual
produto usar?

Descubra sua
linha ideal

Register and get inside of our news