f y i

Descubra agora como funciona a reconstrução capilar

A reconstrução capilar é uma opção muito usada por quem gosta de cuidar das madeixas. Ela faz parte das etapas do cronograma e é fundamental para manter a fibra do cabelo muito mais saudável, bonita e bem-cuidada.

O tratamento atua à base de queratina e outras proteínas que devolvem as propriedades naturais dos fios e reparam as agressões causadas pelo uso de objetos de calor, por excesso de sol e por processos químicos, como alisamentos, tinturas e descolorações, deixando-os muito mais fortes, brilhantes, reparados e com o frizz controlado.

Se você percebeu que os seus cabelos estão secos, elásticos, quebradiços e com pontas duplas, chegou a hora de incluir a reconstrução em sua rotina de beleza. Quer saber mais sobre esse cuidado? Então, continue a leitura e confira!

Como a reconstrução capilar atua nos fios?

Frequentemente, os cabelos são atingidos pelos raios solares, pelo vento e pela poluição, além de serem expostos ao uso de secadores e chapinhas e sofrerem com os processos químicos.

O resultado dessa soma de fatores é uma grande perda de massa e proteínas, que deixa o fio ressecado, fraco, poroso e quebradiço. E é aí que entra a reconstrução capilar: repondo tudo o que foi perdido, recuperando a saúde, a força e a vitalidade das madeixas. Não é demais?

Quais são os principais produtos utilizados nesse processo?

A máscara reconstrutora e a queratina líquida são os principais elementos desse tratamento capilar. Só que o shampoo antirresíduos e o leave-in também são muito importantes para aproveitar todo o potencial de reparação da fórmula.

O primeiro vai eliminar os resíduos de oleosidade e outros produtos que possam obstruir a cutícula, permitindo que os agentes repositores de massa sejam absorvidos mais facilmente. Já o segundo vai ajudar a selar a cutícula, proporcionar mais brilho às madeixas e facilitar o desembaraço e a finalização dos fios.

O ideal é usar todos os produtos de uma mesma linha de reconstrução para que cada ativo presente na composição possa ser bem aproveitado. Isso garante um resultado mais duradouro, além de recuperar profundamente a saúde dos cabelos.

E como devem ser aplicados?

Primeiramente, os cabelos são lavados com o shampoo antirresíduos para que sejam profundamente limpos e suas cutículas sejam totalmente abertas. Depois, são secos com uma toalha macia.

Em seguida, a queratina líquida é aplicada em cada mecha, da nuca até a parte da frente, e deve agir por cerca de 10 minutos. É importante evitar a aplicação desse produto na raiz.

Logo após, a máscara reconstrutora é colocada em todas as mechas até cobrir totalmente a queratina, agindo nos fios, devidamente cobertos por uma touca térmica, pelo tempo indicado na embalagem.

Os cabelos são lavados para eliminar todo o excesso desses produtos e, por fim, o leave-in é aplicado em todas as madeixas, que deverão ser finalizadas com secador e chapinha.

Com que frequência esse tratamento deverá ser realizado?

A reconstrução capilar deverá ser realizada a cada 15 dias, especialmente quando se utiliza muitos processos químicos no cabelo. Do contrário, poderá ser feita apenas uma vez por mês. Além disso, é contraindicada para fios saudáveis e que não necessitem de tratamentos mais profundos.

Por fim, é importante lembrar que a reconstrução capilar pode deixar o cabelo com aspecto áspero e rígido. Portanto, para torná-lo mais sedoso e macio, é preciso fazer uma hidratação em até 2 dias após esse tratamento, combinado? Atente às etapas do seu cronograma capilar e deixe as suas madeixas cada vez mais bonitas!

E aí, gostou de saber como funciona a reconstrução capilar? Quer descobrir como cuidar dos seus cabelos de um jeito natural e deixá-los ainda mais lindos e saudáveis? Então, aproveite que está por aqui e leia o nosso post “No e low poo: entenda como funciona essa técnica”!


Autor: Bothânico Hair
Data da postagem: 10/10/2018
Tags: , , ,


Notícias Relacionadas

Você sabe qual
produto usar?

Descubra sua
linha ideal

Cadastre e fique por dentro das nossas novidades