f y i

Quais os cuidados com os cabelos na gravidez?

Você já deve saber que é fundamental manter os cuidados com os cabelos na gravidez, não é mesmo? Afinal, nessa fase tão mágica, os hormônios fazem uma verdadeira revolução não só no corpo da mulher, mas também nas madeixas: a raiz cresce rapidamente, as químicas são deixadas de lado e os fios tendem a ficar mais ressecados ou, até mesmo, mais pesados e oleosos.

A boa notícia é que é muito fácil amenizar todos esses problemas e deixar os cabelos das futuras mamães lindos, brilhantes e cheios de vida durante toda a gestação. Basta seguir alguns cuidados simples. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e confira!

Abusar de máscaras capilares

Para manter a saúde do cabelo sempre em dia, é preciso abusar de tratamentos com máscaras capilares hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. Afinal, devido às grandes alterações hormonais que acontecem na gravidez, os fios acabam sofrendo grandes perdas de hidratação, lipídeos, proteínas e aminoácidos, que fazem com que fiquem opacos, porosos, quebradiços e ressecados.

Sendo assim, esses produtos ajudarão a repor todas essas perdas, garantindo brilho e maciez, além de fornecerem nutrientes essenciais que são perdidos com o uso excessivo de secadores e pranchas, cloro, exposição solar, carência de vitaminas, estresse e poluição.

Manter os cabelos sempre limpos

Ficar muito tempo sem lavar os cabelos, além de prejudicar a aparência das madeixas, pode desencadear outros problemas. A oleosidade, que piora com as disfunções hormonais da gravidez, pode provocar caspas e deixar o couro cabeludo propenso à descamação e obstrução dos poros, que interferem diretamente no crescimento natural e na queda dos fios.

A frequência ideal de limpeza pode variar de acordo com o tipo do cabelo. Os mais oleosos, por exemplo, tendem a sujar mais rápido, precisando ser lavados frequentemente. Já os cacheados, com tendência a ficarem mais secos, podem ter maior intervalo entre uma lavagem e outra.

Cortar os fios regularmente

Cortar os fios regularmente faz com que cresçam cada vez mais bonitos, fortes e saudáveis. Afinal, esse hábito ajuda a retirar as pontas duplas e danificadas por químicas, exposição solar ou objetos de calor, como chapinhas e secadores.

Portanto, como os cabelos costumam ter o crescimento acelerado durante a gravidez, o ideal é cortá-los a cada 3 meses para retirar todas as pontas secas e evitar que as madeixas fiquem sem um corte definido.

Cuidar da alimentação

Você já deve saber que a boa alimentação na gestação tem total influência na beleza dos cabelos, não é verdade? Afinal, ela pode ajudar a estimular o crescimento dos fios, evitar a queda capilar e ainda proporcionar brilho e maciez.

Também é muito importante para o desenvolvimento do bebê garantir a saúde da mãe e fazer com que a perda de peso ganho na gestação seja ainda mais rápida. Portanto, os alimentos ricos em ferro, zinco, cobre, vitamina B12, proteínas e minerais devem estar constantemente incluídos no cardápio da futura mamãe.

Como você pôde notar neste post, é fundamental manter os cuidados com os cabelos na gravidez justamente pelas intensas transformações durante essa fase. São processos simples, que garantem a beleza dos fios sem comprometer a saúde da futura mamãe. Além disso, é muito importante que tinturas, alisamentos e outros procedimentos à base de produtos químicos sejam utilizados com cautela e somente com a autorização prévia do obstetra, para que não prejudiquem a saúde da futura mamãe e do bebê.

E aí, gostou de conhecer os principais cuidados com os cabelos na gravidez? Quer mais dicas sobre beleza, saúde e bem-estar? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e mantenha-se sempre atualizado!


Autor: Bothânico Hair
Data da postagem: 03/10/2018
Tags: , , ,


Notícias Relacionadas

Você sabe qual
produto usar?

Descubra sua
linha ideal

Cadastre e fique por dentro das nossas novidades