f y i

Descubra qual o finalizador de cabelo ideal para você

Diferentemente do shampoo, do condicionador e da máscara, o finalizador de cabelo é o produto que permanece mais tempo nos fios e merece atenção redobrada na hora da escolha.

Disponível em várias versões, é usado após o processo de lavagem, não precisa de enxágue e serve para deixar os cabelos ainda mais bonitos, naturais e em seu devido lugar. Além disso, faz toda a diferença no aspecto final do visual.

A escolha correta do produto é muito importante, pois garantirá o melhor efeito e evitará maiores problemas aos fios. Quer saber como escolher o melhor para o seu tipo de cabelo? Continue a leitura e descubra!

Mousse

mousse é uma espécie de espuma modeladora que encorpa e dá volume aos fios. Não contém óleos em sua fórmula e seu uso é bem-vindo em todos os tipos de cabelos. Pode ser aplicada antes da escova para dar volume à raiz; da chapinha, para aumentar e prolongar o efeito liso; e também do babyliss, para garantir ondas mais destacadas e com maior durabilidade.

Algumas versões desse produto contam com ativos que ajudam a recuperar os fios, como ceramidas, colágeno e silicone, e várias opções de fixação, de fracas (ideal para cabelos mais curtos) a extrafortes (mais indicadas para madeixas compridas).

Pomada

Tem a consistência mais densa e é utilizada para modelar principalmente as franjas laterais e os fios curtos e repicados, justamente por controlar o frizz e dar destaque às pontas. É aceita por todos os tipos de mechas e tem alto poder de fixação, podendo ser aplicada antes de penteados.

Apresenta um ótimo resultado quando o objetivo é manter fios rebeldes no lugar e não deve ser aplicada na raiz, para evitar o aspecto de sujeira e oleosidade.

Sérum e reparador de pontas

O sérum e o reparador de pontas têm a consistência bem oleosa e são indicados para selar as pontas duplas, dar mais brilho e maciez, acabar com o frizz e impermeabilizar os fios, garantindo que a escova ou a chapinha durem mais.

São produtos indicados para madeixas opacas, ressecadas e danificadas por processos químicos. Estes não são hidratantes profundos e nem funcionam como tratamento para fios danificados, sendo recomendada sua utilização apenas para camuflar esses problemas.

Como o próprio nome já diz, devem ser aplicados do meio para as pontas (nunca na raiz!), em pequena quantidade e jamais antes da escova ou da chapinha, pois como são mais oleosos, acabarão “fritando” os cabelos devido ao calor desses processos. Tenha cuidado!

Spray fixador

Tem a função de finalizar o cabelo e montar um penteado, sendo indicado para fios mais finos e difíceis de serem modelados. Conta com várias intensidades de fixação (baixo, médio, forte ou extraforte) e está disponível em duas versões: seca e úmida.

A primeira só sai dos fios durante a lavagem, enquanto a segunda deixa as madeixas com um aspecto molhado e permite que elas sejam escovadas após a aplicação — desde que o secador esteja a uma distância de, pelo menos, 30 cm da cabeça.

Leave-in

A maioria das versões de leave-in conta com proteção térmica, e podem ser utilizadas antes dos processos de escova, chapinha e babyliss, protegendo os fios do calor e fornecendo brilho e maciez ao penteado.

Disponível em diferentes versões, esse finalizador de cabelo tem o papel de modelar os fios a partir de uma fórmula hidratante e reparadora que não necessita de enxágue. Pode ser usado para desembaraçar as madeixas com maior facilidade, definir os cachos e facilitar o alisamento.

Agora que você sabe tudo sobre finalizador de cabelo, o ideal é saber identificar o seu tipo de fio e escolher um produto de acordo com as suas necessidades. Outra dica para não errar é buscar a ajuda de um profissional para que ele avalie a estrutura das suas madeixas e tire todas as suas dúvidas em relação à composição dos produtos. Assim, você fará do finalizador um dos grandes aliados na conquista do cabelo perfeito!

E aí, gostou de conhecer os principais tipos de finalizador de cabelo? Quer mais informações sobre beleza, saúde e bem-estar? Então, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e mantenha-se sempre bem informado! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!


Autor: Bothânico Hair
Data da postagem: 15/08/2018
Tags: , , , , , , , ,


Notícias Relacionadas

Você sabe qual
produto usar?

Descubra sua
linha ideal

Cadastre e fique por dentro das nossas novidades