f y i

Afinal, como escolher a melhor hidratação para o cabelo?

Por mais que a hidratação para o cabelo seja um processo simples e que pode ser realizado em casa ou no salão, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao tipo de máscara que devem escolher para manter as madeixas sempre hidratadas.

Elas são desenvolvidas com funções específicas e se dividem entre: hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. Por isso, é muito importante escolher um produto certo que cumpra devidamente o seu papel de restaurar a fibra capilar e, ainda, promova os benefícios necessários para a saúde e beleza dos fios.

Quer saber como fazer a melhor escolha e garantir força, maleabilidade, luminosidade e maciez para os seus cabelos? Então, continue a leitura!

Analise a estrutura do seu cabelo

Para escolher a melhor hidratação para o cabelo e saber qual a frequência ideal de uso das máscaras, é preciso considerar a textura dos seus fios. Veja como!

Cabelos finos e lisos

Geralmente, esse tipo de fio sofre de oleosidade excessiva. Por isso, procure tratá-los somente se estiverem muito danificados ou, do contrário, poderão ficar ainda mais oleosos. Prefira fazer hidratações específicas no salão.

Cabelos com espessura média

Para esse tipo de cabelo, a dica é utilizar a máscara de uma a duas vezes por semana e de acordo com o nível de ressecamento dos fios.

Cabelos grossos

O uso das máscaras de tratamento está liberado em todas as lavagens. Além disso, elas podem ser usadas em substituição ao condicionador para manter a fibra capilar bem alinhada e disciplinar os fios mais rebeldes.

Cabelos quimicamente tratados

Já os fios que sofreram alteração em sua estrutura, em decorrência de químicas, precisam de ativos que ajudem a recuperar a sua fibra. E cada dano deve ser tratado com a máscara capilar mais adequada ao problema.

Cabelos cacheados e crespos

Geralmente, cabelos cacheados e crespos são mais ressecados porque seu formato em espiral impede que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas. E eles necessitam de uma rotina de cuidados especiais, principalmente para quem está em processo de transição capilar.

Por isso, é indicado adotar o uso de máscaras adequadas a esse tipo de fio juntamente com o condicionador, além de hidratações específicas no salão.

Descubra a sua real necessidade capilar

Entender as suas reais necessidades é outro ponto decisivo para escolher a máscara de tratamento ideal.

Máscaras de hidratação

Elas ajudam a repor a água dos fios garantindo o brilho e a maciez, além de fornecerem nutrientes essenciais que são perdidos com o uso excessivo de secadores e pranchas, cloro, poluição e outros fatores externos.

Máscaras nutritivas

São à base de óleos vegetais ou manteigas e repõem os lipídeos responsáveis pela proteção da fibra capilar. Combatem a opacidade, o desalinhamento, a quebra e o frizz, além de reterem a hidratação dentro da estrutura do fio.

Máscaras reconstrutoras

Elas evolvem a queratina e a massa perdidas em decorrência dos processos químicos realizados nos cabelos, como descolorações, progressivas, tinturas e relaxamentos, que acabam deixando-os muito mais frágeis e quebradiços.

Sabendo dessa divisão, não faria muito sentido usar uma máscara nutritiva quando o seu cabelo está necessitando de mais hidratação, não é mesmo? Na dúvida, vá até um salão de confiança e peça uma avaliação profissional dos seus fios.

Opte por produtos confiáveis

Antes de levar uma máscara de tratamento para casa, procure saber mais sobre as marcas disponíveis no mercado. Isso aumentará as chances de fazer uma boa escolha. Confira algumas dicas:

  • veja o tempo de atuação da empresa;
  • considere a opinião de profissionais de confiança, amigos e outros consumidores;
  • assista a vídeos de resenhas no YouTube;
  • entre no site da marca para conhecer os seus produtos.

Por fim, após identificar e escolher a melhor hidratação para o cabelo, procure selecionar bons produtos e estabelecer um cronograma de cuidados capilares. Desse jeito, o ressecamento, a quebra e a opacidade passarão bem longe dos seus fios, e eles sempre permanecerão bonitos e saudáveis.

E aí, gostou de saber mais sobre como escolher a melhor hidratação para o cabelo? Quer mais dicas como essas? Então, curta a nossa página no Facebook e mantenha-se bem informada! Até a próxima!


Autor: Bothânico Hair
Data da postagem: 23/07/2018
Tags: , , ,


Notícias Relacionadas

Você sabe qual
produto usar?

Descubra sua
linha ideal

Register and get inside of our news