f y i

5 dicas para aumentar a qualidade do sono e dormir melhor

Uma noite mal dormida deixa você com mau humor e cansada no dia seguinte? Segundo especialistas, uma má qualidade do sono gera falta de energia, desatenção, problemas de memória e afeta até o seu emagrecimento!

O problema atinge grande parte da população, inclusive crianças e adolescentes, que podem ter o seu desenvolvimento comprometido devido a poucas horas de sono por dia. Para ter uma vida mais equilibrada e saudável, dormir bem é essencial.

Por isso, vamos apresentar 5 dicas super fáceis de colocar em prática, para você ter uma boa noite de sono. Vamos lá!

1. Faça exercícios físicos regularmente

Além dos benefícios para a saúde em geral, fazer exercícios físicos também melhora o sono. A prática regular da atividade melhora o sistema endócrino, a contração e relaxamento muscular, que são fundamentais na hora de dormir. No entanto, evite fazer exercícios físicos à noite, pois o aumento da temperatura corporal prejudica o sono.

2. Crie uma rotina noturna

Tenha um horário definido para dormir e acordar diariamente, e tente mantê-lo mesmo aos fins de semana. Pode parecer difícil no início, mas com o passar do tempo o seu relógio biológico vai se acostumar com a rotina, passando a entender que alguns sinais, como a variação da luz e da temperatura, significam que chegou o momento de desacelerar e descansar.

A alimentação também influencia, por isso, evite beber álcool à noite e fazer refeições pesadas, pois isso reduz a qualidade do sono. Uma boa dica é tomar chás que acalmam antes de dormir, como camomila, erva-cidreira, alecrim ou passiflora (que é retirado das folhas de maracujá).

3. Deixe o celular de lado na hora de dormir

Está cientificamente comprovado que a luz emitida por aparelhos eletrônicos atrapalha o sono devido à forte emissão de luz, que impede a produção de melatonina e serotonina, substâncias responsáveis pela qualidade do sono e do bom humor. Por isso, deixe o celular, tablet ou o computador de lado por, pelo menos, 30 minutos antes de ir para a cama, combinado? Aproveite o momento para ler um livro, meditar e ter pensamentos tranquilos.

4. Evite dormir durante o dia

Não estamos falando daquele cochilo de até 20-30 minutos após o almoço, que é até recomendado para aumentar a disposição e a produtividade no trabalho. No entanto, não durma por várias horas durante o dia, pois isso vai desregular o seu ciclo de sono.

5. Tenha um ambiente adequado para dormir

Além da rotina noturna, o seu quarto também deve ser preparado para a hora de dormir. O ideal é que a temperatura fique de 20ºC para baixo. Tome um banho quente e deixe o ambiente escuro e silencioso. Caso seja necessário, utilize uma máscara para dormir e tampões de ouvido para te ajudar a pegar no sono mais rápido e não acordar ao longo da noite.

Ter uma boa qualidade do sono equivale a uma melhor qualidade de vida, o que influencia também na saúde da pele e dos cabelos. A falta de sono pode causar queda de cabelo e aumento da oleosidade do fio, que pode até ficar branco mais cedo. A pele, maior órgão do corpo, também sofre com o envelhecimento precoce, pois o colágeno é produzido enquanto dormimos.

A inclusão desses hábitos na sua rotina são fundamentais para ajudar a melhorar a qualidade de sono, mas caso o problema continue, não deixe de procurar um médico.

Você conhece alguma amiga que tem dificuldade para dormir? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que ela também possa conferir as nossas dicas!


Autor: Bothânico Hair
Data da postagem: 11/06/2018
Tags: , , ,


Notícias Relacionadas

Você sabe qual
produto usar?

Descubra sua
linha ideal

Cadastre e fique por dentro das nossas novidades