f y i

5 dicas incríveis para lavar os cabelos sem danificar os fios

Algumas tarefas do dia-a-dia, como lavar os cabelos, podem parecer fáceis demais e você as realiza sem ao menos prestar atenção, não é mesmo? Pois saiba que bons hábitos de higiene são imprescindíveis para a saúde capilar e o ideal é que você comece a se atentar a isso. Afinal, alguns erros muito comuns podem danificar severamente as suas madeixas.

No entanto, não se preocupe, pois certos cuidados na hora da lavagem, como o uso de produtos adequados, fazem toda a diferença para proteger e manter a boa aparência dos fios. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e confira!

1. Verificar a temperatura da água

A água muito quente danifica e resseca os fios, deixando-os opacos e com frizz. Mas como nem todo mundo gosta de banhos frios, o ideal é que eles sejam mornos, que limpam sem danificar. Para fechar as escamas, realçar e preservar o brilho, a dica é usar a água fria somente no último enxágue.

2. Utilizar os produtos de maneira correta

A ordem correta de utilização de cada produto capilar influencia positivamente em como lavar os cabelos e precisa ser obedecida. Veja como:

Shampoo

O shampoo limpa e retira o excesso de oleosidade dos fios e do couro cabeludo, além de prepará-los para receber os tratamentos. Uma dica que funciona muito bem é dilui-lo em um pouco de água antes da aplicação, evitando o acúmulo do produto. Na hora de aplicar, concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma somente escorrer para as pontas, sem esfregá-las.

Máscara

A máscara hidrata, nutre e repõe as proteínas perdidas. Para utilizá-la corretamente, retire suavemente o excesso de água do cabelo com uma toalha. Depois, aplique a máscara e deixe-a agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Por fim, enxágue bem e retire todos os resíduos do produto. Esse tratamento pode ser feito duas vezes na semana.

Condicionador

Já o condicionador deve ser utilizado apenas no comprimento e nas pontas. Evite aplicá-lo na raiz: isso pode provocar o excesso de oleosidade e até mesmo a queda capilar. Logo após o tratamento com a máscara e o shampoo, retire o excesso de água dos fios e aplique o condicionador em cada mecha. Depois, enxágue totalmente.

3. Ter cuidado ao pentear os cabelos durante o banho

Os fios molhados tendem a ficar elásticos e extremamente frágeis, e dependendo do acessório utilizado para o desembarace, as chances de quebra são ainda maiores. Por isso, deixe para pentear os cabelos somente quando estiverem úmidos ou secos.

Se preferir fazer isso no banho, o ideal é que aproveite a aplicação da máscara ou do condicionador, que os deixam mais maleáveis e protegidos. Mesmo assim, use somente as pontas dos dedos, delicadamente. Outra dica é utilizar pentes de madeira com dentes largos ou escovas de cerdas naturais, que geram menos atrito com os fios e evitam o frizz.

4. Não torcer os cabelos

Torcer o cabelo para retirar o excesso de água é um hábito corriqueiro que pode acabar quebrando e danificando as madeixas. Por isso, para retirar a umidade, basta apertá-las suavemente com a toalha, repetidas vezes. Isso garantirá que elas sequem sem maiores danos.

5. Evitar prender os fios molhados

Outro erro comum é lavar os cabelos e prendê-los ainda molhados. Isso pode resultar em alguns problemas capilares, já que a umidade facilita a proliferação de fungos e bactérias. Deixe para prendê-los quando estiverem já úmidos ou secos.

Essas foram as principais dicas de como lavar os cabelos adequadamente e preservar a saúde e a beleza das suas madeixas por mais tempo. No entanto, sabemos que não existe uma maneira universal de higienizar os fios, e o ideal é que você teste várias técnicas e produtos para saber o que funciona melhor para o seu cabelo e estilo de vida.

E aí, gostou de conhecer as nossas principais dicas de como lavar os cabelos e mantê-los sempre lindos? Tem mais alguma dúvida sobre esse assunto? Então, entre em contato conosco para podermos lhe ajudar!


Autor: Bothânico Hair
Data da postagem: 11/06/2018
Tags: , ,


Notícias Relacionadas

Você sabe qual
produto usar?

Descubra sua
linha ideal

Cadastre e fique por dentro das nossas novidades